sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O nosso Serviço Nacional de Saúde

Não fica mais que o descrédito ...
É deprimente entrar no mesmo sítio onde entrei tantas vezes, e note-se, alturas foi em que lá trabalhava, perceber que tudo piorou, tudo mesmo...
As políticas de gestão mudam a toda a hora, mas nunca para melhor, difícil é entender o caminho a seguir...
Um Centro de Saúde que já foi sede, com uma série de extensões, de um momento para o outro foi agregado... Entendo eu, para belo prazer de alguém, ... não consigo entender de outra forma...
As instalações eram novas, com imenso espaço, uma série de gabinetes, fecharam tudo, deixaram ao abandono, e transferiram serviços, para um Centro de Saúde antigo, com instalações degradadas...
Mudam-se as cores, mudam-se a vontades...
Atribuem-se nomes mais sonantes, Unidades de Saúde Familiar, mas a proximidade à família é muito pouca...
Cada vez que lá entro, sorte é que são raras vezes, fico mais incrédula com a informação que adquiro. Numa das últimas contava-me a "minha enfermeira", sim porque agora cada um de nós tem uma enfermeira atribuída, já estou a trabalhar cá há 10 anos, ainda sou contratada a termo...
Sim, como eu sei, também por lá passei...
Este é apenas um exemplo, entre contratos da trabalho de 3+ 3 meses, com a admissão de pessoal que está no fundo desemprego, cá está o Estado a dar o pior exemplo, precaridade no trabalho...  convém não esquecer que falamos nós dos profissionais que trabalham na Saúde do nosso país...
Hoje, como em tantas outras vezes, estavam em obras...não me perguntem a fazer o quê, porque nem quis saber, às vezes prefiro nem saber...
Fui atendida encostada a uma porta, em que ouvia mais depressa os 3 médicos do gabinete ao lado em pequena cavaqueira, que a médica...
Para meu espanto, não consegui reconhecer a minha médica, não, não são os anos, o peso da idade...não entendo, mal falou, o pouco que me perguntou, entendia mal, precisei repetir, passou-me a baixa médica e pouco mais...
Trata-se nada mais nada menos que a minha médica de família, não entendo...
Sou sincera, só lá fui porque sou obrigada, é ridículo mas não conseguiria baixa médica sem ser desta forma...

1 comentário:

  1. Lamento, mas tenho que dizer isto : Só adivinho um caminho para onde Portugal caminha vertiginosamente e que é um poço sem fundo...
    Mas, informo-te que no Hospital Santo António tudo (o que conheço ) funciona às mil maravilhas !
    Um beijo e CORAGEM !

    ResponderEliminar